COMO ESCOLHER CAPTADORES PARA GUITARRA

Como escolher os captadores para guitarra?
Não basta pensar nos mais populares ou escolher pelo visual. Deve-se levar em conta a sua guitarra/baixo e, acima de tudo, o seu gosto pessoal. Por isso, antes de mais nada, responda à pergunta:
O que você vai tocar?
Parece óbvio, mas muitas vezes as pessoas compram os captadores que estão disponíveis em determinada loja ou que foram indicados por terceiros que nem possuem o mesmo gosto musical. A busca deve começar pelo seu estilo, por suas referências sonoras.
Como existem vários tipos de captadores, como Humbuckers, Singles, P90, etc, deve-se levar em conta também a guitarra a ser modificada, para saber qual é o tipo de captador que você precisa ou seja, qual é o pickup mais indicado para a sua guitarra, para lhe proporcionar o timbre que procura.
Se sua guitarra é uma Les Paul, por exemplo, sua escolha deve ser por modelos de humbucker. Um captador P90 não se encaixa em uma Les Paul originalmente montada com humbuckers. Neste caso uma opção seriam os P90 em formato de humbucker, como o Fat boy da Malagoli.
Guitarras com captadores single-coil permitem a instalação de humbuckers em formato de single (como o Hot Blade ou o 59 Rails), stacks (humbuckers com bobinas sobrepostas como os Noiseless da Fender, M.designed Hot Stack, etc) ou os single-coil propriamente ditos.
Muitas guitarras modelo strato hoje em dia já possuem furação universal no corpo, o que permite a instalação de qualquer tipo de captador, até mesmo humbuckers tamanho convencional. Neste caso só será necessária a troca do escudo.
Captadores para tocar heavy metal e outros estilos pesados:
Os humbuckers convencionais possuem um timbre mais encorpado que os humbuckers em formato de single, que por sua vez possuem mais corpo que os singles. Sabendo disso, procure dentre os modelos de captadores que você precisa, quais se adequam mais ao seu gosto musical. Para tocar estilos mais pesados, como Heavy Metal por exemplo, o ideal é procurar captadores de alto ganho.
Eles possuem alta resistência Ôhmica e podem ser produzidos com imãs em alnico (5 ou 8), onde você terá potência com mais definição sonora e brilho, ou cerâmicos, que lhe darão ainda mais ataque e ganho, porém geralmente com menos definição.
O modelo HH777 por exemplo, possui alto ganho e mais definição que o modelo Intruder, que por sua vez possui ganho ainda maior, com mais ataque e um timbre mais grave e ríspido.
Assim, o HH777 é mais indicado para Hard Rock e Heavy Metal e o Intruder por seu timbre mais grave e sujo, além de maior potência, funciona melhor para Heavy, Death e Thrash Metal.
Captadores para jazz, blues ou rock clássico:
Em outro extremo, se você pretende tocar estilos mais leves como Jazz, Blues ou Rock Clássico, os mais indicados são captadores de ganho moderado, ou vintage. Estes captadores também são muito indicados para tocar Hard Rock e Metal dos anos 70. Eles costumam ser produzidos em alnico 2 ou 5 e possuem um timbre macio, definido e gordo, como por exemplo:
Você toca de tudo? Então preste atenção:
Caso você precise de muitas opções de timbre em uma mesma guitarra, pode-se configurar um set mais versátil, geralmente composto por um captador de alto ganho na ponte e um captador de ganho moderado no braço.